Menu fechado

Vantagens de locação de equipamentos para construção civil

Vantagens de Locação de Equipamentos

A estratégia da locação de máquinas e equipamentos vem ganhando cada vez mais espaço na folha de pagamentos de empresas atuantes em diversos nichos do mercado. Desde máquinas pesadas para o setor da construção civil até equipamentos eletrônicos essenciais no funcionamento de qualquer escritório como computadores e impressoras, as empresas de locação de máquinas oferecem soluções nas mais variadas tecnologias.

Com a possibilidade de alugar ou invés de comprar maquinário, os empreendedores passaram a ter mais opções para administrar as propriedades da empresa e investir no tempo certo. Contudo, antes de aderir a essa tendência do mercado, é preciso entender detalhadamente os possíveis benefícios que esse tipo de prática pode trazer para o seu negócio!

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS?
A locação de equipamentos está diretamente ligada a vários departamentos de uma empresa, seja a nível econômico, administrativo ou jurídico. A solução de pagar aluguel por equipamentos geralmente é uma estratégia de sucesso para negócios de porte grande, contudo há diversas vantagens que também a tornam um caminho viável para outros tipos de empresas.

Continue a leitura e veja as principais vantagens que a locação de máquinas e equipamentos pode trazer para o bom funcionamento dos processos internos do seu empreendimento, demonstrando-se um ótimo custo-benefício!

1) REDUÇÃO DE GASTOS PREVISTOS EM ORÇAMENTO
A questão da economia financeira é a primeira vantagem que o empreendedor percebe ao ver que é possível ter acesso a certo tipo de maquinário sem desembolsar uma quantia maior do que tem disponível em caixa. O contrato de aluguel se apresenta como uma metodologia de reduzir gastos pelo fato de estar no orçamento mensal da empresa com valor fixo geralmente mais baixo do que seria o custo de uma compra efetiva.

Obter a licença de uso evita a necessidade de fazer um financiamento de alto valor e até mesmo sofrer com a depreciação do material que acontece com o passar do tempo conforme a máquina é usada. Dessa forma, você terá acesso a equipamentos novos e de qualidade sem precisar pagar valores altíssimos por isso, o que nos leva à próxima vantagem da nossa lista!

2) EQUIPAMENTOS ATUALIZADOS E DIVERSIFICADOS
Tecnologias evoluem em uma velocidade que é difícil acompanhar, certo? Pois o aluguel de equipamentos é uma das melhores maneiras de garantir que a sua empresa trabalhe sempre com maquinários novos e atualizados por um preço acessível.

Ao negociar com o empreendimento de locação, é possível programar e reajustar o aluguel e o tipo de máquina de acordo com a sua demanda por um parque tecnológico mais diversificado. Desse modo, assegura-se a utilização de equipamentos mais especializados que darão conta do trabalho a ser realizado.

3) OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA DOS EQUIPAMENTOS
A compra de maquinário que tem utilidade sazonal pode facilmente se tornar um grande problema na hora de armazenar. Materiais ociosos são sinônimos de recursos que despendem espaço físico e outros gastos sem dar o retorno financeiro desejado. Com a locação, elimina-se esse prejuízo do orçamento, pois basta devolver a peça para o contratante quando ela não for mais necessária e liberar espaço na sede para outro maquinário mais requisitado no momento.

Além disso, as empresas de aluguel de máquinas e equipamentos ofertam produtos a pronta-entrega. Portanto, evita-se a espera desnecessária da expedição e chegada do produto, o que poderia causar atrasos nos projetos do seu negócio.

4) CRESCIMENTO DA PRODUTIVIDADE
Considerando que a disponibilidade de máquinas atualizadas e específicas para as demandas de trabalho estará assegurada pela locação, a produtividade da sua empresa será um dos fatores mais impactados positivamente por essa prática. O alto desempenho dos equipamentos reflete na agilidade dos funcionários para executar tarefas e, consequentemente, otimizam-se processos para entrega de alta qualidade e eficiência!

5) ATUAÇÃO RÁPIDA DO SUPORTE TÉCNICO
Os empreendimentos que oferecem serviços de aluguel também incluem no contrato o benefício da assistência técnica sempre que necessário. Se a manutenção terceirizada dos seus equipamentos é feita regularmente, diminuem-se as chances de parar a produção devido a problemas de mal funcionamento do maquinário. Além disso, o serviço feito pela locadora dispensa a contratação de uma equipe própria na sua empresa que seja voltada ao suporte técnico.

6) DEDUÇÕES FISCAIS NO IMPOSTO DE RENDA
Um detalhe que passa despercebido por muita gente: a possibilidade de abater certa quantia ao declarar a contratação de empréstimo de maquinário no Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ)!

Pelo fato da locação de máquinas e equipamentos ser considerada uma despesa mensal, seja voltada para atividade-fim ou em atividades secundárias da empresa, você pode conseguir dedução fiscal como um incentivo financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.